Pesquisar este blog

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Na dúvida fica calado...





Na impossibilidade de dizer algo útil, não diga nada.
Na impossibilidade de falar algo com responsabilidade e arcar com as consequências, não fale nada.
Se for falar algo para pedir desculpas na sequencia, pense duas vezes.
Se for falar algo e não tiver coragem de pedir desculpas nunca, nem termine a frase.

Muitas vezes é melhor guardar para nós nosso pensamentos se eles não podem acrescentar nada. A palavra hoje em dia está banalizada. Falar é uma capacidade inata do ser humano, mas saber usar as palavras de uma forma útil, linear, limpa e verdadeira parece ser uma arte perdida. 

A comunicação tem se perdido em meio a um rio de palavras sem significado. Cada palavra tem um sabor, uma intenção, um toque. Toda palavra esconde um universo por trás dela quando sabemos usá-la com responsabilidade.

Usar bem da fala não é falar muito, não tem haver com grau de formação ou nacionalidade. Usar bem da fala é saber falar na hora certa, é saber calar para ouvir o outro. Quem fica muito preocupado em falar, esquece de ouvir e fica preso em sua própria orbita. Agora, se é para ficar preso na própria órbita para o que vale o diálogo?

Usar bem a palavra é saber calar, é saber ouvir, é saber limpar as impurezas e transparecer a intenção é purificar os ouvidos para captar a intenção do outro. O dom da fala, escrita e da música são dons da Comunicação, estão ai para comunicar algo, para ensinar, para aprender. Não foram feitos para voar sem destino, para cair no esquecimento.

Teve uma época, a muito tempo atrás, onde a palavra era mágica, onde a pronúncia fazia toda a diferença.

Falar é o dom de mudar os padrões de pensamentos do outro que te escuta, então muito cuidado com o que fala, muito cuidado com o que pensa, muito cuidado com o que você deixa mudar sua programação  mental. Sua mente é um santuário, a sua oratória deve ser seu jardim.

Um dia um mago disse para todos ouvirem:

"Não esqueçam que o amor verdadeiro não prende, o amor verdadeiro não segura o amor verdadeiro liberta." 

Atenta a suas palavras queria retê-las decorei suas frases e queria escrever no caderno, mas notei que quanto mais escrevia menor eram as forças das palavras. Então reduzi...


"Não esqueçam que o amor verdadeiro não prende, o amor verdadeiro não segura o amor verdadeiro liberta. "
"O Amor verdadeiro não prende, não segura, liberta"
"O Amor verdeiro não prende, liberta"
"O Amor verdadeiro liberta"

até então encontrei:
"O Amor Liberta!"

Poxa vida é tão simples, tão poucas palavras, que para tantos pode até confundir por ser tão pouco. O pouco confunde porque é simples, mas nele reside a verdade porque o simples dá espaço para que o nosso eu se manifeste. Não é o que tá escrito que se manifesta, mas sim a  interpretação e o sentimento que damos a ele. O significado das palavras somos nós, simples em sentimento, se estivermos prontos para simplesmente ser.

2 comentários:

  1. Que belas palavras !
    Quanta essência , quanta sabedoria !
    Meu pai costumava dizer que a palavra era prata e o silêncio Ouro .


    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francisco!
      No dia que li seu recado ouvi esse mesmo ditado duas vezes! Definitivamente o silêncio é de ouro!

      =)

      Abçs!

      Excluir